Nonato Gurgel é professor adjunto de Teoria da Literatura da UFRRJ e doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Cursou Mestrado em Estudos da Linguagem, Especialização em Literatura Brasileira e Graduação em Letras na UFRN. Lecionou na UFRN, UFRJ, UERJ, UNIGRANRIO e várias escolas do Rio Grande do Norte. Atuou como pesquisador da FAPERJ e da EMATER.
Atualmente, cursa pós-doutorado no PACC – Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ e conclui o livro “Luvas na Marginália”. Disponibiliza as suas produções culturais e acadêmicas no blog Arquivo de Formas: http://arquivodeformas.blogspot.com
1 – Observando o seu currículo, percebemos haver algumas publicações relacionadas a experiências na área de Teoria Literária. Em que consistem tais publicações?
NG: Estas publicações são resultados das leituras que venho desenvolvendo desde a década de 80, quando me graduei em Letras na UFRN. São leituras pautadas, principalmente, na ficção moderna do século XX e na poesia contemporânea, e que levam em conta as formas e as noções de identidade do meu tempo. Com base nessas leituras, realizei algumas pesquisas que divulguei em livros, revistas, jornais e sites virtuais, onde leio quase sempre os mesmos autores: Euclides, Clarice, Guimarães, Ana C, Caio F, Leminski, Calvino, Camus... Na área da Teoria, releio Homi Bhabha, Zygmunt Bauman, Stuart Hall e os de sempre: Walter Benjamin, Roland Barthes, Mikhail Bakhtin, Freud, Lacan, Compagnon...
2 – Sabendo que é natural de outro estado, o que o motivou a vir para o Rio de Janeiro?
NG: O curso de doutorado em Ciência da Literatura da UFRJ. Até 1998, quando cheguei no Rio, não havia doutorado na área de Letras na UFRN. Essa motivação das letras, esse deslocamento do RN para o RJ é muito importante. A partir daí tracei um roteiro de vida e trabalho que inclui alguns dos espaços mais instigantes, sedutores e provocativos por que vivo: o Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense.
3 Qual é a importância de lecionar Teoria Literária, no campus da UFRRJ, na Baixada Fluminense?
NG: Durante mais de 5 anos lecionei na UNIGANRIO, em Duque de Caxias. Tive lá uma experiência bastante produtiva com diferentes cursos de graduação como Letras, Pedagogia, Comunicação, Educação Física, Informática... Portanto, quando vim lecionar na Rural, eu já conhecia o potencial e a multiplicidade do público da Baixada.
Acho o máximo lecionar no curso de Letras de Nova Iguaçu. Para mim é uma coisa natural porque fecha um ciclo da minha vida profissional. Quando prestei concurso para a UFRRJ, escrevi um memorial que começa assim: “O meu percurso profissional e existencial é pautado numa dualidade que se concretiza na relação entre as pesquisas acadêmicas e a ação da extensão rural.”
Essa dualidade começou a pautar a minha vida quando concluí o curso Técnico em Agropecuária e fui trabalhar na EMATER-RN – Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural. Nesta empresa, desenvolvi longo trabalho de extensão rural junto a líderes comunitários, agências bancárias, grupos de jovens e de pequenos produtores rurais em quatro municípios do RN: Serra Negra do Norte, Jardim do Piranhas, Pureza e Ceará-Mirim. Enquanto desenvolvia esse trabalho de extensão rural nestes municípios, cursava Letras na UFRN e lia muita poesia e os manuais de Victor Manuel, Antonio Candido e Alfredo Bosi, dentre outros livros.
Em meio a outros teóricos e críticos, Cândido e Bosi continuam sendo referências na Rural de Nova Iguaçu onde leciono Teoria da Literatura. Respondendo a pergunta, creio que a importância dessa disciplina esteja no fato dela sugerir, através da literatura, um exercício reflexivo que é bastante crítico. Além desse exercício, a teoria aciona um mergulho no imaginário que possibilita a produção de formas e idéias. Num momento histórico no qual a Baixada Fluminense se afirma socialmente como espaço gerador de formas e linguagens, penso que a teoria pode ajudar a ler e formatar os discursos que engendram as relações éticas, políticas, existenciais e afetivas. Ajuda também na leitura e na construção de traços identitários. Por isso creio que a teoria auxilia na projeção de roteiros de vida. Ou seja: é o momento da Baixada dizer e ela diz. O dorso da baixada fala. Eu vi isso no ano passado quando lecionei um curso sobre a Floração da Prosa no Sertão. Este curso aconteceu na Casa da Leitura, no Rio, e os alunos da Baixada se destacaram numa platéia onde havia professores, escritores, tradutores, coordenadores de cursos, estudantes de graduação e de pós-graduação...
4 Quais obras influenciaram na sua formação como intelectual e profissional na área de Letras?
NG: São muitas obras, mas vou destacar apenas algumas: “Magia e Técnica, Arte e Política” e “A origem do drama barroco alemão”, de Walter Benjamin; “Ensaios”, de T. S. Eliot; “Formação da Literatura Brasileira”, de Antonio Cândido; “Os sertões”, de Euclides da Cunha; “Grande Sertão: veredas”, de Guimarães Rosa; “A lição do amigo”, cartas do Mário de Andrade para Carlos Drummond; “Cenários em ruínas”, de Nelson Brissac Peixoto; “Seis propostas para o próximo milênio” e “Palomar”, de Ítalo Calvino e “O local da cultura”, de Homi Bhabha.
A leitura é uma ação. Através dos livros fundamentei a minha existência como homem e cidadão. Sou muito borgiano no sentido de amar a vida e os livros como uma extensão dela. Questiono se eu sobreviveria num mundo sem livros. Eles me “salvaram”: Kafka, Pessoa, Carlos Drummond, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Graciliano Ramos, James Joyce, César Aira, Henrique Vila-Mata... Seus personagens e narradores foram os meus heróis desde a infância e continuam.
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