e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

domingo, 4 de outubro de 2015

Bishop e Ana C


Para os alunos de Teoria da Literatura
que estão lendo O Iceberg Imaginário e Poética

 
Bem vinda a esta casa é o título do belo documentário de Bárbara Hammer sobre a poeta americana Elizabeth Bishop, que morou no Rio de Janeiro, Petrópolis e Ouro Preto durante quase 20 anos. Exibido no Festival do Rio 2015, o filme pode ser visto em cinemas da zona sul até o dia 12/10.
 
Desde que saí do cinema, não paro de pensar em Ana C. No livro A teus pés, ela diz em "Travelling": Do alto da serra de Petrópolis,/ com um chapéu de ponta e um regador,/ Elizabeth reconfirmava, "Perder/ é mais fácil que se pensa".  Neste simulacro, feito a partir do poema "Uma Arte",  de Bishop, "a voz rascante" da modernidade ratifica a falta de mistério que há na "arte" de perder. 
 
Este texto que fala da perda das "três casas excelentes" encerra o documentário que revela o encontro da poeta com Clarice Lispector. "Uma Arte" encerra também o filme Flores Raras, de Bruno Barreto, e faz parte da peça Um porto para Elizabeth Bishop, de Martha Góes. Os dois filmes e a peça são belas leituras em torno da autora que traduziu, para o inglês, poetas como Manuel Bandeira e Carlos Drummond, dentre outros autores modernos do Brasil.

Nenhum comentário: