e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

falou amizade

Na canção “Língua”, Caetano Veloso é bastante provocativo ao cantar “e quem há de negar que esta lhe é superior?”. Quem responde a essa indagação acerca de uma suposta superioridade da amizade sobre o amor é o escritor Jorge Luís Borges: "Não sei se a amizade é muito diferente do amor. Talvez não. ...É possível que a amizade seja superior ao amor." (Dicionário de Borges).

Quem também celebra com ênfase o sentimento da amizade é o poeta Paulo Leminski. Ele amava línguas e artes marciais, e utilizava nas suas relações amigáveis os mesmos elementos da sua atuação estética e disciplina marcial: magia, estratégia, tática e técnica. Chama-se “De homem para homem” o texto no qual o poeta tematiza a amizade. Esse texto encontra-se no livro póstumo Gozo Fabuloso. Nele Leminski narra de forma ágil e afetiva:

"de homem para homem quem trança os laços é a ação. Sobretudo, a ação por excelência, que é a guerra, o conflito real, matar ou morrer. ... o western é uma exaltação da amizade entre os homens, do afeto gerado na ação conjunta, na fraternidade do combate... "


3 comentários:

Alexandra Moraes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandra Moraes disse...

Caetano é provocativo e abusado! Ainda completa dizendo: Quero frátria!" Percorrendo o mesmo caminho que você, cheguei a conclusão que a vida sem amizade é como aquela história
"(...) bem pobrezinha, tão pobrezinha que não tinha personagens, não tinha começo, não tinha meio, não tinha fim, nem enredo ela tinha. "

Saudades!!!

Anônimo disse...

Oi Alexandra, curto muito essa sua conclusão vital cheia de frátria. bjs

Nonato Gurgel