e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

sábado, 5 de novembro de 2011

Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica



Eduardo de Assis Duarte é ensaísta e pesquisador da UFMG, onde coordena o Literafro (http://www.letras.ufmg.br/literafro/). Professor do curso de Letras, ele lecionou durante quase duas décadas na UFRN onde promoveu eventos acadêmicos marcantes e publicou livros em torno das obras de, dentre outros autores, Mário de Andrade, Graciliano Ramos e Jorge Amado.



Na UFRN, Eduardo fundou o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Como seu aluno no mestrado, fiz duas das mais marcantes leituras da minha formação: “Quincas Borba” de Machado de Assis e “Grande sertão: veredas”, de Guimarães Rosa. Em 2010 ele participou de um evento na UFRRJ, onde leciono. Neste evento, falou com base  na sua conferência "Memórias póstumas da Escravidão", proferida num colóquio realizado em 2008 em Hamburgo, e publicada no livro "Machado de Assis e a escravidão" (editora annablume, 2010).



Autor de "Machado de Assis afrodescendente", em setembro deste ano o professor Eduardo de Assis demonstrou publicamente a sua indignação em relação ao comercial que a CEF veiculava na TV, mostrando um ator pintado de negro para representar o escritor Machado de Assis. O registro da indignação do professor e de outras vozes surtiu efeito, e a CEF refez o anuncio colocando no ar um ator negro para interpretar o nosso maior romancista.



No dia 28 de novembro, Eduardo de Assis lança, às 18h, na Biblioteca Nacional, uma coleção de 4 volumes e de fundamental importância para os estudos literários em torno da nossa tradição negra: “Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica”. Sobre a coleção, ele falou para o caderno Prosa e Verso dO Globo na entrevista a seguir.

3 comentários:

Adria Lyra disse...

Também gostei demais dos livros citados.
Abraços, Adria.

Ao vencedor as batatas ;D

Nonato Gurgel disse...

Oi Adria, estou com ciumes da Computação que ganhou para a Literatura uma leitora decente q nem vc

bj

Diana Alves disse...

Agradeço pela informação, professor! Um grande abraço!