e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

terça-feira, 10 de julho de 2012

Ná no quintal


Curto a cantora Ná Ozzetti desde o início dos anos 80, quando adquiri em Natal (RN) – ao acaso, sem referência – um vinil do Rumo. Este grupo paulista entoa e traduz muito da subjetividade afetiva daquela década. Suas sonoridades sutis marcaram minha audição mais ou menos como os timbres e tons de João Gilberto, da poesia de Leminski e da música pop formataram o ouvido.

Com o belo show Meu quintal, Ná comemora 30 anos de uma carreira bastante produtiva e sem concessões. Entremeado de clássicos como Capitu e Atlântica, o show tem por base o CD homônimo de 2011, repleto de parcerias com Luiz Tatit, Dante Ozzetti e Alice Ruiz, dentre outros.

Meu quintal ratifica a sofisticação estética de uma trajetória inventiva que não se repete, e cuja "língua falada" faz "tecer a melhor teia" (Luiz Tatit).

Chovem acordes e palavras brotam no quintal de Ná. Ela dança lindamente ao colher os frutos do seu quintal cantado. Quintal urbano que também “é um sertão” onde vingam gestos. Seu repertório surpreende principalmente pelo teor de invenção e contemporaneidade.

A seguir, a palavra da cantora cuja sutileza musical (a)fia.


NG: Ná, os seus discos e CDs circulam principalmente nas grandes cidades. Muitos ouvintes não os encontram, ou desconhecem a belíssima obra que você vem construindo ao longo das três últimas décadas. Gostaria que apresentasse sua discografia, e as formas de acesso e aquisição das obras.
NO: Nonato, com o grupo Rumo gravei os seguintes discos:

Rumo e Rumo aos Antigos - lançados simultaneamente em 1981
Diletantismo - 1983
Caprichoso - 1985
Quero Passear - 1988
Rumo ao Vivo - 1992
O Sumo do Rumo - Coletânea
maiores informações no site www.gruporumo.com.br
em carreira solo:
Ná Ozzetti - 1988
Ná - 1994
Love Lee Rita - 1996
Estopim - 1998
Show - 2001
Piano e Voz - com André Mehmari - 2005
DVD Piano e Voz - idem - 2006
Balangandãs - 2009
Meu Quintal - 2011

a maior parte de minha discografia solo foi relançada pela gravadora MCD www.mcd.com.br . Além do site, normalmente são encontrados em livrarias como a Cultura, Saraiva, Fnac e Livraria da Vila.


o CD Meu Quintal foi lançado pela Borandá www.boranda.com.br

NG: Dentre os trabalhos que conheço – Ná Ozzetti (1988), Love Rita Lee (1996), Piano e Voz (2005) e Meu Quintal (2011) –, percebo ser neste último que você se afirma como compositora. Das 12 faixas que compõem o cd, 11 são suas. O que motivou esta presença marcante da compositora?

NO: tenho composições também nos discos Ná (1994) e Estopim (1998).
comecei minha carreira como intérprete e a composição veio mais tarde.
gosto muito de poder alternar meus trabalhos, entre projetos autorais e os em que atuo como intérprete.

NG: O que se ouve e lê no seu quintal? Por causa da sua formação em Artes Plásticas e do diálogo que mantém com outras artes, gostaria de saber as influências estéticas.

NO: são muitas influências, em todas as formas de arte, como na dança Kazuo Ohno, Pina Bausch, no cinema Fellini, Chaplin, nas artes plásticas meus amigos Edith Derdyk, Laura Vinci, Gal Oppido, na literatura Guimarães Rosa, Mia Couto, os poetas Alice Ruiz, Paulo Leminski, Cecília Meirelles, e na música Tom Jobim, Beatles, só para citar alguns nomes, pois a lista é grande.


NG: Quais os projetos futuros?

NO: tenho idéias para um novo CD, com outras canções. Já já começo a trabalhar nele.



2 comentários:

Anônimo disse...

Professor, amei a canção e o seu artigo sobre a Ná. Quando acaba a greve?

bj

L H

Nonato Gurgel disse...

valeu, LH, bj