e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Nordestino


O nordeste é áspero como aquele
cacto do Bandeira, mas tem brisa,
Caymmi, Cascudo e petróleo 
 
Noninha do Açu
 
 
Sou conta qualquer forma de preconceito social, seja de etnia, gênero ou religião.
 
Como professor nascido no Rio Grande do Norte,  refuto este "orgulho paulista" que invadiu as redes, e as manifestações de preconceitos contra nortistas, negros e beneficiários dos programas sociais do governo. Qualquer cidadão civilizado possui consciência das dívidas históricas que o Brasil tem, principalmente com os negros e com os mais pobres, e sabe dos problemas políticos e sociais que foram desdenhados ao longo de séculos de dominação branca e eurocêntrica.
 
O poeta Mário Quintana dizia que os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprederam a ler mas não leem.  Analfabetos (e pobres, mesmo com recursos econômicos) parecem ser os eleitores que, desconhecendo a história do seu país, não aprenderam a conviver com a diferença. O Brasil é uma democracia multicultural. E isso não é um problema, mas uma solução que ensinaremos ao mundo.
 

3 comentários:

Monique Brito disse...

"Qualquer cidadão civilizado possui consciência das dívidas históricas que o Brasil tem"

Pois é, equiparar quase 400 "ditos" anos de escravidão, e aí assim iniciar discussão sobre contra ou a favor disto ou daquilo. Acontece que a escravidão perpetua e nos dias atuais os escravos são multicores!

beijo

Anônimo disse...

Prof, tb sou conta toda forma de preconceito, e amo o Nordeste.

bj

L H

Nonato Gurgel disse...

Queridas Monique e L H

É sempre bom ouvi-las


bjs