e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

sábado, 12 de dezembro de 2009

Niver de BH












A cidade de Belo Horizonte completa hoje 110 anos. Belô é a terceira capital dos mineiros (depois das queridas cidades de Mariana e Ouros Preto), e um dos seleiros do Modernismo Brasileiro (remember alguns dos seus habitantes: Carlos Drummond, Guimarães Rosa, Emílio Moura, Abgar Renault, Fernando Sabino, João Alphonsus, Pedro Nava, Aníbal Machado, Ascânio Lopes, Alberto Campos, Milton Campos, Mário Casasanta, Juscelino Kubitschek...)

A identidade de Beagá é narrada de forma poética e comovente na premiada novela Outono Atordoado (Entre a raiz lusitana e a antena mineira )do escritor e professor mineiro Edgard Pereira:

Se comparada às milenares cidades européias e asiáticas, Belo Horizonte ainda nem entrou na adolescência.

... Os notáveis que a planejaram não se deram conta da sua localização na encosta de uma (quase extinta) Serra do Curral... Talvez venha daí a sua vocação para o imprevisto, para as coisas diferentes... Talvez venha daí – dessa inclinação geográfica – a propensão dos seus habitantes para a queda. Ela foi construída em risco, em perigo.

... Na encosta de serra mutilada, a Cidade guardou a sina das quedas, a inclinação natural para o lado esquerdo, as revoluções oblíquas (políticas e culturais).

Nenhum comentário: