e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

domingo, 17 de outubro de 2010

Debate na TV, eleições 2010

01 - Com regras fixas e cenário previsíveis, começou aparentemente engessado o debate entre Dilma e Serra na Rede TV.
.
02 - Nem um dos dois candidatos respondeu a primeira pergunta feita pelo debatedor. Ele perguntou o que cada candidato via como pontos positivos e negativos do outro. Cada um deles aproveitou os 2 minutos para falar de si.
.
03 - Serra diz que Dilma não responde as suas perguntas. Manda ela averiguar dados. Diz que ela ouviu o galo cantar e não sabe onde. Assegura que as taxas do governo não refletem o que é anunciado.
.
04 - Dilma prova que Serra interrompe as obras dos seus antecessores. Interrompe até obras dos companheiros de partidos, como Alckmin.
.
05 - Privatizações
O tema das privatizações é retomado várias vezes. Dilma cita a Eletrobras e outras empresas privatizadas pelo PSDB, indagando a postura de Serra hoje. Ele não responde. Desvia-se do tema. Ele sabe que, como ministro do Planejamento, pisou na bola as assinar as privatizações de cerca de 30 empresas nos anos 90.
.
06 - Educação I
Vencedora do primeiro turno em 18 dos 26 estados, Dilma representa o governo Lula que criou, sem possuir diploma, 27 universidades (JK criou 10 e FHC, 6). Dilma criticou os dados da aprovação automática na educação de SP. Assegurou ser o ENEM o roteiro para o aluno adentrar na universidade através do PROUNI - um acordo feito com os reitores.
.
07 - Educação II
Dilma:
"Temos que dar planos de carreira para os professores de SP."
Serra:
"Claro que tem plano de carreira, claro que a educação melhorou..."
.
08 - Olhares econômicos
PT
"Nós pagamos a dívida do FMI"
"O Brasil foi o último a entrar e o primeiro a sair da crise"
.
PSDB
Serra diz que Collor e Sarney apoiam Dilma, enquanto ele é apoiado por FHC que criou o Plano Real.
.
09 - Temas polêmicos
Sobre aborto, gays e drogas, nenhuma palavra. Isso demonstra como a tusiname conservadora domina a campanha. Ou seja: não está em jogo nenhum projeto ético. A questão moral dos religiosos dita o que é certo, o que deve ser silenciado.
.
10 - Respeitosos como os telespectadores, os 2 candidatos cumpriram os limites do tempo para perguntas e respostas.

Nenhum comentário: