e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

dossiê de formas para Perseu

I



E sem dar uma forma, nada me existe. ...

Uma forma contorna o caos, uma forma dá construção à substância amorfa...



Clarice Lispector, A Paixão Segundo G.H.





II



E a forma? Coisas da vida!

Vinde a mim, geometrias, figuras perfeitas, - Platão, abri o curral de arquétipos e protótipos...



Leminski, Catatau





III



Em Platão, a forma é esse saber que preenche o ser.



Lacan, O Seminário – Livro 20 mais, ainda





IV



A forma custa caro.



Valéry





V



Eu devo experimentar a forma como minha relação axiológica ativa com o conteúdo... é na forma e pela forma que eu canto, narro, represento, por meio da forma eu expresso meu amor, minha certeza, minha adesão.



Bakhtin, Questões de Literatura e de Estética


Um comentário:

Alexandra Moraes disse...

que loucura! ando mergulhada na obra de três grandes encenadores/diretores: grototwski, ariane mnouchkine e peter brook. três formas. como cada uma das ditas aqui. é. muito bom!