e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Obama bis



o discurso multicultural do presidente negro
reeleito com cabelos brancos
pelas minorias ora maioria

na sintonia virtual a semelhança dança

o riso solidário via twitter:
negros mulheres gays
pobres e jovens
alunos de Harvard

71 % dos latinos apostaram na sensibilidade social dos democratas americanos
 
isso faz o mundo respirar um pouquinho
melhor, mais lépido
menos bélico

 

2 comentários:

ANNA disse...

No que diz respeito ao desenho das relações americanas com o poder e da dinâmica social,Obama é um avanço significativo,um negro comanda aquele que se coloca como o país mais poderoso do mundo e isso não é pouca coisa num lugar onde o racismo fez uma história violenta. Obama é ,sem dúvida,a melhor saída para os EUA e para o restante do mundo,por todas as razões que você já explicitou tão bem,mas,chegando a lupa um pouco mais perto,talvez enxerguemos alguns pequenos pontos que merecem alguma reflexão.
Obama é um homem negro numa sociedade de brancos e isso,por si só,dá a ele uma visão de mundo que o faz capaz de compreender as dores de se ser maioria sem direitos ,ninguém passa incólume pelo preconceito,mas Obama também é o mais “branco” dos negros,sua trajetória não é a mesma da grande massa das “minorias”,nem Americanas,nem do resto do mundo.
Talvez,não importe muito porque ele foi eleito, diante das opções,mas é bom lembrar,para que não acabemos nos iludindo,que ele só foi aceito por ser a exceção e aí,neste pequeno “porém”,nós, “pobres tupiniquins”,quem sabe, tenhamos caminhado um pouco mais longe, porque mesmo tendo Lula se “aburguesado” para ganhar a classe média,ele ainda era um nordestino,sem graduação superior e com um diploma de torneiro mecânico.Foi eleito,reeleito e elegeu uma mulher,guerrilheira e ex presa política.
Obama é uma vitória,mas entender porque faz o caminho mais seguro.
Desejo que pela porta aberta por ele os que não tem espaço,os que gritam para o eco,possam,finalmente, encontrar seu lugar de direito na sociedade.
Bjs,
Anna Kaum.

Nonato Gurgel disse...

Anna querida

A sua leitura do obama é lúcida. Ajuda a entendermos o porquê da sua vitória, cuja diferença vc aponta tão bem. Gosto muito da forma como vc conclui o texto:

"Desejo que pela porta aberta por ele os que não tem espaço,os que gritam para o eco, possam,finalmente, encontrar seu lugar de direito na sociedade."

Bjs e volte sempre