e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

sábado, 22 de junho de 2013

maior que um Passe




A internet promulga sua "constituição" no Brasil. Ela mostra que existem mais conexões entre a tela do pc e a rua do que supõe a nossa infinita fome de ideologia. O dedo que tecla, sozinho, na solidão do quarto, pertence ao mesmo corpo cuja perna vai à rua misturada a milhares de outros pés. Uma língua do pé feita de passes e passagens.


Passada a primeira semana do movimento Passe Livre, dá para perceber que isso é o começo de uma coisa maior em construção. Uma coisa maior que um Passe. Bem maior que a ação - reprovada, minoritária - dos vândalos. A serviço de quem eles queimam e quebram o que será pago por todos nós?

 
Embora pense que o pronunciamento federal pudesse ter outro tom, é bom perceber que Dilma olhou o país no olho e disse: vamos conversar. Isso é nutritivo para a democracia; lembrando que, na história do Brasil, não tivemos períodos democráticos mais longos do que os últimos 29 anos.  
 
 
Sabemos que o exercício democrático é difícil; sugere diálogo e atualização dos discursos. O som da rua, em uma semana, tornou obsoleta a conversa melódica de partidos que governam há anos. Alguns desses, em sintonia com os setores da economia, utilizam dispositivos e tons dos tempos da ditadura.


Independente de classe social, profissão e faixa etária, os discursos e gestos do Passe Livre possuem outros ritmos e tons. Eles são rápidos e breves.  Como na internet. O dedo virtual gosta de abreviar. Como no cartaz da rua: "menos eu e mais nós".
 
 

2 comentários:

Valéria Lourenço disse...

Ótimo texto, Nonato. Uma série de imagens da última semana condensadas em algumas poucas linhas. Adorei! Um beijo.

Nonato Gurgel disse...

Valéria, leitora que condensa e corta em sintonia com o contexto.

Beijo