e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Stefan de novo e fim



 

Neste testemunho político e estético que é O mundo de ontem: recordações de um europeu, Stefan Zweig inscreve o seu convívio com alguns dos principais artistas e intelectuais modernos do século XX. São encontros com Joyce, Rodan, Strauss, Gorki e Salvador Dali, dentre outros, além de políticos do contexto das duas grandes guerras.

 

Dentre as relações duradouras de sua vida, Stefan relembra Freud e Rilke, dentre outros. Diz do preço pago, pelo amigo médico e conterrâneo, ao negar o poder da cultura sobre o instinto; e da amplitude do silencioso Rilke, como poeta e como ser humano que “amava os livros como se fossem animais mudos”.

 

O mundo de ontem é um texto de sintaxe romanesca. Um livro do tempo das longas narrativas. Uma prosa com parágrafos caudalosos que parecem embalar o leitor. Documento de uma época na qual a literatura, sua sintaxe preciosa e dilatada, tinha aura. Deste “mundo” relido no final da vida, emergem luzes e sombras. Emergem imagens e tons que afetam as percepções de quem lê.

 

Pelos cenários dO mundo de ontem, o leitor de hoje ouve e vê. Sente cheiros de ambientes kafkianos. Espaços sombrios e burocráticos, com carimbos, digitais exiladas e números. Ambientes que registram como a inflação alemã, nas primeiras décadas do século XX, foi determinante para o exercício da violência instaurada por Hitler – o responsável pelo exílio e morte de Stefan Zweig no Brasil.

 

Nenhum comentário: