e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

domingo, 15 de setembro de 2013

a trilha sonora das coisas

 
 
Para Lara A


Hermeto Pascoal é todo música. Música em estado bruto. Seja do palco ou da platéia, ele retira, ao vivo, o melhor do som dos seres. De ouvido, das antigas.
 
 
No diálogo que empreende entre o piano e os demais instrumentos, o multiinstrumentista colhe e divide, com os seus músicos e com os ouvintes, a alma sonora – geralmente inaudível, esquecida – dos homens e das coisas simples.
 
 
Aos 77 anos, de pé durante mais de uma hora, o músico rege, no Rio, uma sinfonia moderna que sugere ouvidos desautomatizados. Através deles, Hermeto conecta-se com o pulsar e os fonemas que a platéia lhe devolve, numa vibração que tonifica quem toca e quem ouve, seja clássico, jazz, bossa nova ou baião.
 
 
Nessa sinfonia que relê a memória musical do ouvinte, alguns objetos de uso cotidiano – como a chaleira de metal ou o porquinho-cofre de barro, no balanço de suas moedas –, anunciam a melodia que existe em todo utensílio ou fala.
 
 
Tocados pelo corpo de Hermeto, esses instrumentos e linguagens revelam uma musicalidade multiétnica, ancestral, onde  homens, bichos e coisas se tocam. Musica atemporal do Olho d`água, onde nasceu o compositor alagoano, na trilha sonora do mundo.

 

4 comentários:

Anônimo disse...

Professor, sempre tive curiosidade em ver(e ouvir)algum show do Hermeto. Sempre achei curioso o modo como ele cria(e retira)sons a partir de objetos "não-instrumentais". Agora com esta opinião do sr. atiçou-me mais ainda minha curiosidade. Obrigado por mostrar-me outros pontos da musicalidade deste grande artista brasileiro que, como sempre aqui,é mais reconhecido no exterior do que no nosso país. (Carlos-UFRRJ)

Anônimo disse...

Bravo!

(Tergal)

Nonato Gurgel disse...

Ouça muito Hermeto, Carlos, e envie
urgente o seu texto.

Nonato Gurgel disse...

Gostei deste inusitado "tergal", embora não tenha a menor idéia
de qual anônimo ele veste, volte!