e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

sábado, 5 de julho de 2014

Copa



Sim, dá para sonhar sem Neymar.

Agora que a semifinal se anuncia, na próxima terça-feira em BH, antecipo aqui as memórias de um torcedor que acredita no hexa. Um torcedor que confirma, maduro, o que todo brasileiro parece nascer sabendo: a identidade e o caráter de um país tem muito a ver com a forma como o seu povo joga, como se comporta em campo, como este povo atua em relação aos seus adversários.

Narradores esportivos

Aprendiz de futebol, fui convertido nesta copa. Das copas que vi, esta é, sem dúvida, a que mais me chama atenção. Não apenas pelo esporte, mas principalmente por ela acontecer no Brasil. Como todos, tenho visto e ouvido bastante sobre futebol. Sinto-me envolto numa teia narrativa que não cessa, e me acompanha no ap, na rua, no taxi, no elevador, na fila da padaria. Tá tudo dominado. Dominado pela euforia que o futubol esbanja e oferta a todo ser independente da sua origem, corte de cabelo ou destino. 

Além da euforia dos torcedores, impressiona-me a atuação dos narradores esportivos e seus discursos edificantes.  Como são afirmativos, animados, entoados os narradores esportivos. Como eles levam a sério a matéria de suas narrativas em datalhes que somente um bom narrador repete e repete e repete. Imagino o que poderia render, nos campos da educação e da saúde, por exemplo, se esta alta cota de afirmação e foco fosse injetada na porção política e no olhar social de cada um que torce.

Como muitos torcedores, detesto o autoritarismo de Dona Fifa. Ela nos deve. Deve, no mínimo, uma final mais decente do que aquela festa boba da abertura. Mas, além da vitória na final, não espero grande coisa de um evento ritmado nos saltitos de Shakira e Ivete. Torço para que a cota de brasilidade que se anuncia esteja à altura do que o país é em graça, beleza, em nossa afirmação multicultural da miscigenação. O Brasil perante o mundo "sob o timbre da mestiçagem" (Wisnik). 

 

 


Nenhum comentário: