e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

domingo, 9 de novembro de 2014

biografias


 
Para quem atua no universo das Letras há mais de três décadas, é estranho não dispormos de algumas biografias fundamentais da Literatura Brasileira. Alguns dos autores que mais admiro – Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Guimarães Rosa – não possuem biografias. Sabemos que isso causa prejuízos infindos não apenas aos estudos literários.

A ausência de biografias destes autores causa danos às pesquisas em torno da cultura brasileira. Além das obras literárias que nos legaram, eles participaram ativamente da cena intelectual do seu tempo. No caso do trio modernista, eram funcionários públicos. Portanto, o país tem direito de saber sobre as atuações de Rosa no Itamaraty, Cecília na Educação e Bandeira na Universidade.
 
Sabemos também que a censura beneficia, na maioria das vezes, egos familiares e projetos individuais. Contra estas minorias autoritárias, recorto a seguir a fala de Christopher Andersen. Ele é biógrafo do Mick Jagger, e acaba de ter sua obra publicada no Brasil, com cortes. A censura à edição brasileira é motivada por um “acordo confidencial com Luciana Gimenez”, mãe de um dos filhos do cantor. Sobre os cortes em seu texto, diz o referido biógrafo nO Globo de hoje:  


— Fiquei chocado ao saber que o Brasil proíbe biografias não autorizadas. Como o país pode ser uma sociedade livre sem saber a verdade sobre suas figuras públicas? ... Depois de 45 anos de carreira e 33 livros, aprendi que a maioria... mentiu por tanto tempo sobre a própria vida que esqueceu o que é real. Em nenhuma edição estrangeira de meus livros trechos foram suprimidos. A verdade é a verdade. Censura é censura. Qual é o próximo passo, fogueiras de livros? Essas celebridades que defendem causas liberais e depois tentam controlar tudo o que é escrito sobre elas são muito hipócritas...
 
 
 

Nenhum comentário: