e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

sábado, 2 de julho de 2011

livros livros livros

Trecho de entrevista de Katy Navarro e Sandra Ney com Nonato Gurgel para o PROLER – Casa da Leitura, Laranjeiras, Rio de Janeiro.

...
PROLER: Qual é a diferença que a leitura faz na vida do indivíduo?
NG: A leitura é uma ação. Ela auxilia na construção do discurso e o discurso engendra a identidade, a cidadania. Através da leitura, o indivíduo torna-se um produtor de sentidos. A leitura amplia a visão contextual, remove obstáculos existenciais. A leitura pode ser também terapêutica.

PROLER: Como incentivar a leitura nas crianças nessa era de mídia digital?

NG: Vejo as mídias digitais como suportes que intensificam as possibilidades de leitura e produção de textos. Cabe aos pais e educadores estabeleceram metas e propostas que incluam as leituras impressas e virtuais na formação das crianças.


PROLER:
O que a leitura acrescentou na sua vida?

NG: A leitura não acrescentou. Ela fundamentou a minha existência como homem e cidadão. Sem a leitura, não haveria isso que as pessoas chamam “projeto de vida” ou “minha vida”. Fui salvo pelos livros. Autores e personagens foram os meus heróis desde a infância.


PROLER: Cite os autores mais lidos por você.


NG: Euclides da Cunha, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Carlos Drummond, João Cabral de Melo Neto, Ana Cristina Cesar, Jorge Luís Borges, Ítalo Calvino, Cesar Aira, Roland Barthes e Walter Benjamin.

PROLER: Se puder escreva um pequeno trecho de um texto de autor que tenha marcado sua vida.


NG: O seguinte trecho foi transcrito do livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha: O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. (...) É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. (...) É o homem permanentemente fatigado. Reflete a preguiça invencível, a atonia muscular perene, em tudo (...). Entretanto, toda esta aparência de cansaço ilude. Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos, transmutações completas. (...)

2 comentários:

Adria Lyra disse...

Olá, Nonato! Adorei seu blog e principalmente essa entrevista. Eu li Sertões quanto tinha 15 anos. Esse livro também me marcou.

Abraços, Adria (proª de Ciência da Computação da UFRRJ)

Nonato Gurgel disse...

Cara Adria,

è um prazer ter por aqui uma leitora com o seu repertório e a sua experiência. Volte sempre.

Abraço
Nonato Gurgel