e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

sábado, 13 de dezembro de 2014

ver go nha



Político como Jair Bolsonaro é o fim. Ao detonar os direitos humanos, e dizer que a senadora Maria do Rosário “não merece ser estuprada porque é muito feia”, o deputado do PP carioca passou dos limites. É triste e revoltante ouvir sua fala bruta na Câmara Federal. Seu discurso machista, misógino e homofóbico representa uma porção retrógrada da humanidade. Diz muito da barbárie que ainda sedimenta boa parte da sociedade brasileira.


Precisamos ouvir JB. A barbárie que ele representa, no plenário, está presente em nosso cotidiano mais banal. É preciso que este militar se manifeste. Sua performance política tem muito dos gestos autoritários dos militares que não permitem manifestações, e cujo silêncio é um enigma. Acerca disso, basta ouvirmos o eloqüente silêncio dos militares contemporâneos, frente ao relatório apresentado, esta semana, pela Comissão da Memória, Verdade e Justiça.


Passados 30 anos do fim da ditadura, os militares não assumem violências nem torturas. Perante as 436 mortes registradas no referido relatório, eles posam de revanchistas e cobram os militares desaparecidos. Esse impasse dificulta a leitura da história. Impede a evolução da cidadania e dos direitos humanos. É preciso cultivar direitos e deveres, Jair. Isso é básico para todos. Principalmente para um parlamentar ser respeitado e não ultrapassar os limites. Como você.


Nenhum comentário: