e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Nas águas de Homero ou Ulisses é o cara!


01 – “Canta, ó Musa, o varão que astucioso”

- Este primeiro verso da Odisséia (livro que serve de base para a cultura ocidental) faz referência a MNEMÓSINE – a deusa da memória, e ao varão cheio de astúcia que é Ulisses...



02 – Ulisses Ou Odisseu

Rei de Ítaca
Esposo de Penélope
Pai de Telêmaco



03 – O deus dos mares

Durante dez anos, Ulisses viaja pelo mundo, como narra a Odisséia. Numa primeira etapa desta viagem, ele encara as dificuldades criadas por POSEIDON – o deus dos mares que apronta todas, cria tormentos, maldades...



04 – A memória

Em sua viagem de retorno, Ulisses corre o risco de perder a memória. Por quê? São várias as tentações: o fruto do lótus; as drogas de Circe; o canto das sereias... A perda da memória é uma das principais ameaças para Ulisses. Ele precisa extrair experiência, transmitir lições, produzir o sentido a partir do que ele viveu. Por isso não pode esquecer. Nem pode esquecer o roteiro do futuro para o qual ele viaja.

05 -Italo Calvino lê Homero/Ulisses

"... Em todas as situações Ulisses deve estar atento, se não quiser esquecer de repente... Esquecer o que? A Guerra de Tróia? O assédio? O cavalo? Não: a casa, a rota da navegação, o objetivo da viagem."
.
(Italo Calvino, Por que ler os clássicos)



06 – A companheira

Na segunda etapa da viagem, Ulisses volta para o seu lar. O retorno se dá sob as bênçãos de ATENA – a deusa do pensamento, da sabedoria; patrona das artes e dos ofícios.



07 – O primeiro herói grego com inteligência e força física.

Ulisses vence todas as dificuldades e regressa são e salvo ao seu país por dois motivos: ele é o herói de mente perspicaz (raciocínio), e utiliza a força física (equilíbrio).


08 – Pensar é agir

“Porque é capaz de raciocinar e avaliar as coisas”, Ulisses pensa antes de agir; enquanto os “outros heróis se atirariam cegamente para a luta”.



09 – Com o advinho no Hades

Na viagem, Ulisses desce ao Hades. Lá, munido de sua espada, ele encontra TIRÉSIAS – o advinho cego que dá informações de como o herói deve chegar a Ítaca, a terra onde ele é rei.



10 – Encontro com Sísifo e a mãe

O Hades é um espaço problemático, o mundo da sombra. Lá encontram-se, dentre outros, a mãe do herói e Sísifo – aquele que empurra pedra montanha acima, e que com ela escorrega de volta quando chega ao topo.



11 - Sísifo (pedra, estabilidade) x Ulisses (água, movimento)

Sísifo é o avesso de Ulisses e sua viagem marítima. O roteiro terrestre de Sísifo não leva a lugar nenhum. A tarefa do seu ser nada completa. Sua viagem não chega. Sísifo é a própria pedra que ele carrega.



12 – Retorno a Ítaca

Para retomar a família, as posses e o poder, é necessário o disfarce como velho mendigo. Mas a cicatriz de Ulisses dá bandeira. Através dela, a cicatriz na coxa, o herói é reconhecido por Euricléia – sua antiga ama. O cão Argos também saca a artimanha do seu antigo dono.



13– Porto Alegre (Nos Braços de Calipso)
Péricles Cavalcanti


Amarrado num mastro/ Tapando as orelhas/ Eu resisti/ Ao encanto das sereias/ Eu não ouvi/ O canto das sereias/ Eu resisti/ Mas chegando à praia/ Não fiz nada disso/ Então caí/ Nos braços de Calipso

Eu sucumbi/ Ao encanto de Calipso/ Não resisti/ Depois disso eu não tive/ Nenhum outro vício/ Senão dançar/ Ao ritmo de Calipso/ Pois eu caí/ Nas graças de Calipso/ Não resisti/ Ao encanto de Calipso/ Só sei dançar/ Ao ritmo de Calipso/ Calipso


Nenhum comentário: