e todo caminho deu no mar

e todo caminho deu no mar
"lâmpada para os meus pés é a tua palavra"

sábado, 12 de setembro de 2009

Cheiro II



.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

E o lance do aroma entre Maria e Jesus? Este é narrado por Paulo Leminski ao biografar o filho de José. Segundo o poeta, Maria derramou uma substância aromática nos pés de Jesus, e enxugou-o com seus cabelos. Citando o evangelista João, Leminski diz que “a casa encheu-se do cheiro do nardo.” A esse "literal derramamento de Maria sobre Jesus", Leminski chama de "estranha metáfora de uma ejaculação às avessas..."

Cheiro de corpos, livros, roupas... Cheiro de alimentos. A vida reside nas narinas. Como esquecer o cheiro anunciado na consistência do chocooky? Covardia. Assim, na madrugada, dá saudade desse cheiro com sabor de chocolate.

Minha tia de Caicó diz haver uma estreita relação entre cheiro e identidade. Segundo ela, “o cheiro não nega a essência.” É o que demonstra uma personagem de Victor Ruis: "Pelo cheiro passei a entender o mundo in-visível ao meu redor."

4 comentários:

Unknown disse...

Nossaaaaaaaa,eu amo cheiro também. Isso me remeteu ao cheiro da roupa lavada no varal da casa da minha mãe, só com cheiro de sabão sem amaciante. Cheiro de chuva no verão. Cheiro de café. Cheiro de algumas pessoas que passaram pela minha vida. Cheiro é minha maior lembrança, tenho uma memória olfativa extensa e intensa...rsrsrs
Bju com cheiro de carinho

Anônimo disse...

valeu, linda Vania
roupa de varal e cheiro de café são belas lembranças
desejo um fds cheio de bons cheiros
(nordestino curte)

Nonato Gurgel

Anônimo disse...

Imagine o que um cão não sabe através dos olores/odores ? e mais amigo Nonato, o cheiro do sexo é muito marcante, seja das secreçôes que jorram, seja do corpo de quem está conosco. Acho mesmo que o homem se apaixona não porque a mulher é feia ou bonita, ou por qualquer outra característica, o homem se apaixona pelo cheiro da mulher. Neruda no confesso que viví logo no inicio, fala do cheiro da chuva. Essa coisa de cheiro é tão forte que ao ler o comentário e Vania fiquei emocionado. Lembra-se do cheiro de Jundiaí ?
Um abraço de Geraldo Spinelli Júnior

Nonato Gurgel disse...

"Imagine o que um cão não sabe através dos olores/odores ?"